Entenda como deve ser desenvolvido o site de uma grande empresa! Parte 2

Site Profissional para Grandes Empresas - MK3Digital

A criação de sites para grandes empresas têm necessidades específicas, pois os mercados onde estão inseridas são altamente competitivos, portanto não basta apenas estar online, é preciso ter diferenciais e qualidade, são um dos requisitos que não podem ser ignorados.

Em nossa publicação anterior, além de alguns recursos para site, verificamos a importância de uma boa hospedagem para as grandes empresas, que deve ser uma decisão estratégica e precisa ser feita com assertividade.

Porém, somente isto não é suficiente, tanto a plataforma de criação de site como o serviço de hospedagem, devem estar disponíveis para resolver qualquer problema que possa surgir, com um suporte técnico ativo 24 horas por dias, 7 dias por semana, ininterruptos.

Qualquer inatividade no sistema, além de representar a perda de milhares de cifras e da credibilidade da marca, coloca em xeque a qualidade do atendimento.

INTEGRAÇÃO DE GESTÃO

As grandes empresas operam com muitas informações e uma quantidade ilimitada de números (estoque, pedidos, valores de vendas, contábeis, etc.) e, nestes casos é imprescindível as plataformas de gestão, como as ERP e CRM, que precisam estar integradas para a monitoração de dados e a perfeita sincronia dos resultados.

É importante frisar que a criação de um site deve oferecer a integração com estas plataformas ou as que a empresa utiliza, integrando outras ferramentas, como e-commerce, e-mail marketing ou automação de marketing.

As integrações de gestão, são importantes para gerar informações estratégicas e automatizar o marketing.

Criação de Site Profissional para Empresas - MK3Digital

ESTRUTURANDO A INFORMAÇÃO

Os sites de grandes empresas possuem diversas áreas de negócios, que atendem a diversos perfis de clientes e vários projetos em andamento, tudo em tempo real e, por isto mesmo, é importantíssimo saber estruturar essas informações, de maneira clara e objetiva, para proporcionar a melhor experiência aos usuários.

Este planejamento de organizar o site, é o que chamamos de Arquitetura da Informação ou Information Architecture Institute (Instituto de Arquitetura da Informação), ou ainda simplesmente IA, que permite disponibilizar de forma sequencial os conteúdos de acordo com o público alvo e os objetivos da empresa.

A arquitetura da informação, organiza os menus, as categorias dos sites, os elementos das páginas, são os profissionais que analisam as experiências do usuário (UX), os designers que criam ativos digitais criativos e úteis.

À primeira vista pode parecer algo totalmente desnecessário, mas esta ferramenta define a usabilidade do site, permitindo que o usuário encontre a informação que deseja e realize a ação de conversão, sem dificuldades, sem que precise pensar ou fazer muito esforço.

SEGURANÇA DIGITAL

As grandes empresas lidam diariamente com uma infinidade de dados e informações que envolvem a inteligência do negócio e, não podem correr o risco de ficar à mercê de hackers ou invasores.

Além disso, é preciso proteger os dados pessoais de seus clientes, impedindo-os de serem divulgados e manipulados para outros fins, o que pode gerar danos financeiros e causar um impacto negativo na reputação da marca.

Atualmente, todas as empresas precisam adequar-se à Lei Geral de Proteção de Dados, que já encontra-se em vigor em nosso país.

A Lei n°13.709/2018, estabelece que toda a empresa deverá desenvolver uma política de proteção de dados, com um responsável por esta área, mantendo uma relação de transparência com os usuários sobre os seus dados.

ACESSIBILIDADE

Acessibilidade é uma necessidade que deve estar inserida na criação de todos os sites, independente do porte da empresa, é o que define se uma empresa está apta para a inclusão de todos os públicos, sem discriminação e aberta a diversidade.

As grandes empresas que recebem milhares de visitantes de vários perfis e características, ao desenvolverem o seus sites incluem recursos de acessibilidade para pessoas deficientes.

Permitir que os usuários naveguem pelo teclado (sem o uso do mouse) ou executem comandos de voz através de um microfone, são alguns exemplos de acessibilidade.

GESTÃO DE MULTI-SITES

As grandes empresas, por possuírem vários segmentos de negócios, precisam de uma infraestrutura mais complexa para administrar e lidar com os desafios do seu crescimento.

Empresas que possuam filiais ou diversos pontos de venda, já podem contar com o apoio de softwares para dar agilidade e automação nos processos, como é o caso da plataforma de gestão multi site, como por exemplo a WordPress Multisite.

Através desta plataforma é possível gerenciar processos como logística, controle de estoques, por exemplo, sem que tenha a presença física, permite a coleta simultânea de dados, reduz custos, agiliza o acesso aos resultados e tomadas de decisões mais assertivas.

Esta ferramenta permite o gerenciamento de muitos sites em um único painel, centraliza todas as mídias e conteúdos, facilita as configurações de temas, entre outros.

AUTORIDADE DO SEO

SEO para Websites Profissionais - MK3Digital

As grandes empresas têm autoridade no mercado e isto precisa estar evidenciado nos sites, na apresentação do seu negócio, na linguagem visual, nos cases e nos depoimentos dos clientes e na publicação de conteúdos.

Para demonstrar a autoridade da marca é essencial o marketing de conteúdo, que ajudam a construir a imagem da marca no mercado, além de conquistar a confiança de seus clientes e também contribuem para otimizar os mecanismos de busca (SEO), com o objetivo de alcançar as primeiras posições no Google.

SEO ou Search Engine Optimization, que traduzindo significa Otimização para mecanismos de busca,é um conjunto de técnicas que visam alcançar bons ranqueamentos orgânicos gerando tráfego e autoridade para sites ou blogs.

Estar nas primeiras páginas de busca do Google é o desejo de todos os empresários, pois são os links mais visualizados e clicados pelos usuários, que estão em buscas de respostas para o que desejam e, geralmente, estes usuários não vão além da primeira página.

É através de uma boa estratégia de SEO, que permite que o seu site ou blog, chegue no topo do buscador do Google, tornando-os mais conhecidos, ganhando autoridade no mercado, pelo aumento de números de visitantes e, consequentemente, as chances de conversão.

O foco principal de um site ou blog é a conversão de negócios. Portanto, é importante incluir ofertas, formulários de cadastro e, caso a empresa tenha e-commerce, ter um direcionamento de acesso para as páginas de venda.

Estes são alguns recursos para sites, que as grandes empresas devem ter em seus sites institucionais, mas como este é um universo gigantesco, existem outros recursos que iremos abordar em nossa próxima postagem.

A MK3Digital é uma empresa especializada na criação de site para empresas, na otimização de recursos para alcançar as primeiras páginas do Google, na criação de conteúdos orgânicos com foco na conversão, na criação e no posicionamento da marca no mercado.

Nós da MK3Digital, trabalhamos para que a presença de nossos clientes no mundo digital, alcance os melhores índices de audiência, promovendo as melhores experiências para seus usuários.Venha para a MK3Digital, uma agência para um Novo Tempo!

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