A eficiência de um site bem estruturado (Otimização SEO), é aquele que utiliza a correta aplicação de recursos e que tem o seu foco principal em proporcionar a melhor experiência para o seu usuário.
Afinal de contas, seu objetivo vai muito além de ser apenas um cartão de visita, ele é o ponto de partida para o geração de novos negócios e a conversão de vendas!
Mas, será que somente isto é suficiente? Claro que não! É preciso movimentá-lo, torná-lo interessante para que os usuários acessem e compartilhem.
É exatamente aqui, em que a geração de tráfego qualificado começa a filtragem dos visitantes comuns, daqueles que estão realmente interessados em seus conteúdos e em seus produtos ou serviços.
Neste momento, uma ferramenta importantíssima entra em ação, a otimização SEO para Website (Search Engine Optimization), que significa Otimização de Mecanismos de Buscas.
O QUE É OTIMIZAÇÃO SEO
Aqui começamos a entender que não basta investir somente na presença digital, com a criação de um site, para que você obtenha os resultados desejados – a geração de negócios – é essencial conhecer e utilizar as técnicas para otimização SEO.
O profissional de SEO para website, precisa conhecer como funcionam os motores de busca (Google, BIng, etc), para planejar estratégias, pois embora seja um universo repleto de oportunidades, também é cheio de desafios.
Estas regras são válidas para sites institucionais, e-commerce, ou qualquer presença digital, a experiência do usuário está intimamente ligada aos mecanismos de buscas que posicionam os sites em suas SERPS.
SERP é uma lista de resultados das pesquisas feitas na internet, e também conhecida como Search Engine Results Page, ou simplesmente, páginas de resultados dos motores de buscas.
Em outras palavras, quando um determinado usuário inclui um termo de busca, por exemplo “restaurante” e aperta enter, a página traz as informações e links relacionados a busca e, estar nas primeiras páginas é o desejo de todas as empresas.
O SEO para site utiliza-se de várias ferramentas do marketing digital e tem o grande desafio de potencializar a sua página, utilizando-se de outra importante ferramenta, o marketing de conteúdo, que permite que o funil de conversão tenha maiores possibilidades de resultados.
QUANDO UM SITE NÃO É OTIMIZADO
Todos nós sabemos que os consumidores estão cada vez mais exigentes, buscando respostas para suas necessidades, no menor tempo possível, não é mesmo?
Imagine então, um usuário fazendo uma pesquisa em dos motores de busca, o Google, o mais pesquisado, por exemplo e, ao visitar a página que chamou sua atenção, ter que esperar um tempo considerável para que o site faça o carregamento da imagem do produto, que é o alvo do seu desejo.
E pior ainda, o conteúdo que anunciava o produto não era exatamente como apresentado, criando uma frustração e, claro, uma péssima experiência para o usuário. Qual a chance deste usuário, buscar esta página em uma outra necessidade? Nenhuma.
QUAIS AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DE UM SITE OTIMIZADO
A eficiência um site resulta na aplicação de técnicas e estratégias que permitam que uma página ofereça uma boa experiência para seus usuários e para os algoritmos do Google, permitindo alcançar um ranqueamento favorável, ou seja, as primeiras páginas com um tráfego orgânico.
Neste universo, existem algumas características que definem um site otimizado, por utilizarem as técnicas de SEO, que demandam planejamento e estratégias:
Outro detalhe importantíssimo, o website precisa ser responsivo, ou seja, as páginas devem ser adaptadas para qualquer dispositivo móvel, com qualidade de resolução, sem distorções, permitindo ao usuário a melhor experiência.
A eficiência de um site resume-se em atender a todos estes requisitos, permitindo a seus usuários total segurança digital, que nos dias atuais está assegurada por Lei, e sendo de fácil navegação, com certeza, garantirá a sua relevância no mundo digital.
A EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO É O QUE REALMENTE CONTA!
Não se iludam, tudo gira em torno da experiência do usuário, afinal é o grande alvo de todos nós: aquele que efetiva a compra!
Proporcionar a melhor experiência é o que busca as melhores ferramentas do marketing digital e, vamos começar por uma, que tenho certeza, todos nós vamos concordar que é muito importante: tempo de carregamento de uma página.
Quem aqui gosta de ficar esperando por minutos, que mais parecem horas, aguardando o carregamento de uma página? Ninguém, não é mesmo e nós como consumidores também fazemos parte desse público.
E aqui entra outro ítem importante para o ranqueamento do Google, se o carregamento das páginas é rápido, aumentam as chances do visitante permanecer por mais tempo em seu site, e bingo, um ponto a mais para sua empresa
As estratégias do marketing digital, seguem regras que precisam ser bem elaboradas, para que os resultados sejam de maneira satisfatória, entre elas o uso correto das palavras-chaves, é crucial para um bom ranqueamento.
A PALAVRA-CHAVE É O CORINGA PARA A OTIMIZAÇÃO SEO DE UM SITE
Não é segredo para ninguém que um bom orador pode conquistar milhões de pessoas, em questões de minutos pelas palavras que usa, exercendo o seu poder de convencimento, com domínio e maestria!
Numa estratégia de marketing, não é diferente, a palavra-chave ou keyword, são o principal instrumento de uma pesquisa. Geralmente, são termos compostos de uma palavra ou um conjunto de palavras.
Qual a razão das palavras-chave serem tão importantes? Sua resposta é bem simples! São através destas palavras-chave que os usuários buscam por respostas aos seus problemas ou necessidades, identificá-las automaticamente traz o usuário até a sua página!
São as palavras-chave que abrem o seu negócio para o mundo, razão pela qual precisam ser encaixadas perfeitamente nos conteúdos, que farão a diferença entre ser lido, compartilhado e curtido.
Esta é a grande responsabilidade do marketing de conteúdo, através da palavra aumentar seus leads e os clientes e consequentemente, a conversão de vendas!
Mas não pense que basta colocar as palavras-chave no meio de seus conteúdos, simplesmente, para obter a relevância, é preciso criar uma estratégia bem elaborada e cuidadosa, para que o seu negócio alcance este destaque.
Neste ponto, entramos numa outra etapa da estratégia do marketing digital, o funil de conversão, que possui etapas específicas, que definem os vários tipos de públicos com as mais diferentes perguntas.
Neste imenso universo, podemos localizar três tipos principais de usuários ou buscadores:
E cada um dos usuários ou buscadores desses grupos, fazem questionamentos com palavras-chave inerentes a suas necessidades para encontrar a resposta que buscam e, cada um o faz de uma maneira particular e diferente.
Identificar estas palavras-chave e aplicá-las ao website através da Otimização SEO é o que fará com que a sua marca entre em contato com estes públicos, informando-os sobre os seus produtos e serviços, transmitindo confiabilidade e segurança, produzindo o encantamento do seu lead.
E cá para nós, este universo não é para amadores, buscar profissionais capacitados que tenham pleno domínio das técnicas especializadas de marketing digital, num mercado de proporções gigantescas, é preciso muita cautela.
Como já deu para ver, há muito mais para ser desvendado, então deixamos aqui apenas o início de um caminho que vamos percorrer ao longo das próximas postagens e descobrir juntos os segredos deste universo online.
A MK3Digital, possui uma gama de profissionais especializados em cada área de sua atuação, seja na criação de sites, no ranqueamento do Google, nas campanhas publicitárias, na confecção de conteúdos, enfim, nas diversas ramificações deste fantástico mundo digital.
Venha para a MK3Digital, uma agência para um Novo Tempo!