Conheça as principais técnicas aplicadas a um site para uma otimização SEO Parte 2

MK3Digital - Otimização SEO para WebSites

Não basta apenas conhecer as principais técnicas para a otimização SEO de um site, este é um caminho que todos os profissionais do marketing digital percorrem para conquistar a concorrência.

Como diz o livro, A Arte da Guerra, de Sun Tzu, “Não é preciso ter olhos abertos para ver o sol, nem é preciso ter ouvidos afiados para ouvir o trovão. Para ser vitorioso você precisa ver o que não está visível.”

Assim também é com as estratégias do marketing digital, é preciso ver além do óbvio, perceber as nuances, os pequenos detalhes para criar as oportunidades para trilhar o sucesso.

A MK3Digital é uma empresa especializada em comunicação digital e, como a frase acima, busca nas entrelinhas, as melhores performances para os seus clientes liderarem no mercado digital, dando autoridade e relevância a sua marca.

Na postagem anterior citamos algumas das principais técnicas de otimização SEO de sites, e comentamos no último tópico sobre a importância das palavras-chave inseridas nos conteúdos, que são analisados pelos algoritmos dos mecanismos de busca do Google, o mais utilizado no mundo.

Mas além das palavras-chave existem outros fatores que são relevantes e podem fazer uma grande diferença: a qualidade dos conteúdos.

GERAÇÃO DE CONTEÚDO DE QUALIDADE

CONHECENDO O SEU USUÁRIO

Um dos fatores mais importantes para as escolhas das palavras-chave é a identificação das necessidades da “persona”, ou seja, o seu usuário, o lead que vai entrar em contato com o marketing de conteúdo (texto, vídeos, ebooks, blog posts, email, etc).

Entender o que o seu público procura, quais as suas preferências, analisar o seu comportamento, é o primeiro passo para criar um conteúdo de qualidade para que consiga interagir com o seu público alvo, entregando um conteúdo relevante, que promova uma experiência positiva.

O objetivo do marketing de conteúdo somado a Otimização SEO de um site, ao contrário do que se pensa, não é voltado para a venda, seu principal objetivo é informar, ser útil, resolver um problema, esclarecer uma dúvida ou ensinar algo, de maneira a envolver e gerar valor para as pessoas, para que tenham uma percepção positiva da sua marca e gere negócios.

Otimização SEO para Website - MK3Digital

ALGUMAS REGRAS PARA GERAÇÃO DE UM CONTEÚDO DE QUALIDADE

O marketing de conteúdo deixou de ser uma tendência de mercado e tornou-se um investimento indispensável para as empresas, que queiram ter mais que visibilidade e relevância e consigam alcançar o Brand Awareness, ou seja, a consciência da sua marca pelos seus clientes.

BRAND AWARENESS

Este conceito traz notoriedade pois passa a ser lembrado pelo público, tornando-a diferenciada no mercado. A exemplo disto, podemos citar, a marca Bombril, que faz com que os consumidores procurem pela marca ao invés de palha de aço, ou a marca Gillette, quando se procura por lâminas de barbear.

INBOUND MARKETING

O inbound marketing é uma estratégia de otimização SEO de um website e do marketing digital, cujo principal objetivo é atrair o público alvo de uma forma muito sutil, buscando captar o interesse das pessoas de uma maneira não invasiva ou interruptiva.

Um bom exemplo de propagandas agressivas que jogam anúncios nas caras das pessoas quando as mesmas não estão preparadas, são os anúncios no Youtube, que você fica desesperado para sair deles e poder assistir o objeto de seu interesse.

O inbound marketing possui quatro pilares que o caracterizam, sendo também conhecido como marketing de atração:

Atração

Atrair por meios de conteúdos relevantes, os visitantes interessados em seus produtos/serviços.

Conversão

Transformar estes visitantes em leads, aproximando-os de sua empresa.

Vendas

Mostrar aos leads que estão interessados nos produtos/serviços, que eles são a melhor solução e fechar a venda.

Encantamento

A relação entre empresa/cliente não termina na compra, estabelece um relacionamento duradouro, oferecendo suporte pós vendas, encantando-o com um atendimento competente e diferenciado.

LINK BUILDING

Esta é uma estratégia de Otimização SEO com o objetivo de formar uma rede de links para uma determinada página para direcionar tráfego e fortalecer a sua autoridade nos mecanismos de buscas.

Estes links são conhecidos como backlinks ou inbound links e podem ser externos ou internos e, seu principal papel é mostrar ao Google, a autoridade e a popularidade do site perante o mercado.

Outro ponto relevante é a quantidade de links anexados e que seja de sites confiáveis, populares ou de referência, dentro da área abordada.

URLS AMIGÁVEIS

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Para início de conversa, vamos entender o que significa URL (Uniform Resource Locator), ou seja, é o seu endereço na internet e, necessariamente, as URLs precisam ser amigáveis.

E por quê URLs amigáveis? Como assim? Calma, como falamos em URLs, a primeira vista parece um bicho de sete cabeças, mas não é, é bem mais simples! Vamos lá!

Quando dissemos que as URLs precisam ser amigáveis, é no sentido de que elas sejam simples, fáceis de memorizar, de ser lembradas, assim serão fáceis de ser encontradas, não é mesmo?

AS URLs nada mais é que, o seu nome na internet, por exemplo: www.mk3digital.com.br., assim toda URL deve ser acompanhada da sigla da internet WWW (World Wide Web), que significa rede de alcance mundial, precedido do nome do seu negócio, vamos dar alguns exemplos:

  1. www.nomedonegócio.com.br/produtos
  2. www.nomedonegócio.com.br/lojas
  3. www.nomedonegócios.com.br/contato

Como já dissemos, qualquer comunicação virtual deve ter como objetivo principal a “boa experiência do usuário” e, simplificar a maneira de encontrá-lo na WEB, seria de cara uma boa impressão!

As URLs amigáveis encurtam o caminho entre o usuário e a informação ou a ação que deseja obter e garante que o usuário tenha acesso a solução do seu problema, com rapidez e segurança para não cair em URLs não amigáveis, o que complicaria a sua busca. As URLs amigáveis garantem a satisfação do usuário pela fácil acessibilidade!

A título de curiosidade, vamos dar uma idéia o que seria uma URL não amigável, veja o exemplo abaixo:

www.nome_do_negócio.com.br/2NA_fgBR58C75%sp

Fica difícil não é mesmo? Esta é a razão de uma URL amigável ser tão importante, além de ser facilmente encontrada também ajuda, e muito, no ranqueamento do Google!

Agora que você já conhece algumas das  principais técnicas para otimização de um site e também algumas regras de conteúdo, chegou a hora de colocar o seu site no ar!

Esta etapa é a finalização de um projeto e tem que passar necessariamente pela escolha de um bom serviço de hospedagem.

A MK3Digital trabalha com o que há de melhor em serviços de hospedagem de sites, a Hostgator, que além de ser eficiente, rápida e segura, oferece serviços adicionais como nenhuma outra e, não é à toa, que é uma gigante em seu segmento.

Hospedagem de sites é o serviço que garante que um site esteja bem estruturado e funcionando perfeitamente na WEB e, principalmente, esteja disponível para os seus usuários.

A hospedagem de sites da HostGator oferece várias funcionalidades que a diferenciam das demais, como, contas de e-mail, recursos de segurança de sites, automatização de marketing, otimizações em SEO, domínio, entre outros.

Aliado a melhor hospedagem de sites, a MK3Digital utiliza-se do melhor serviço de DNS (Domain Name System) ou Sistema de Nomes de Domínio, a nossa lista telefônica da internet, que traduz os endereços IP (Internet Protocol) em nomes de sites, graças a Cloudflare.

Na sua origem o Cloudflare é um serviço de CDN (Content Delivery Network), cuja tradução é Rede de Distribuição de Conteúdo, e tornou-se um pacote de serviços de proteção e otimização de websites essenciais para estruturar os sites na WEB, como a velocidade de carregamento das páginas, o que causa uma boa experiência para o usuário.

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Porém com o crescente avanço das técnicas digitais, o Cloudflare evoluiu e alocou outras funcionalidades, como manter os sites mais seguros por meio de protocolos e mecanismos básicos essenciais, tornando-se uma solução essencial.

Uma das grandes preocupações na atualidade é a proteção contra ataques criminosos que podem roubar informações bancárias, realizar transações indevidas, apossar de dados sigilosos, entre outros.

Com esta demanda ocorre um sobrecarregamento de solicitações em que o servidor não consegue lidar e acaba por ficar inativo, facilitando o acesso a estas informações.

O Cloudflare funciona como uma rede completa que dá suporte ao servidor, garantindo uma maior potência de estabilidade, potencializando as conexões e evitando a sobrecarga gerada por ciberataques.

Assim o Cloudflare garante na íntegra tudo o que propõe, desde a entrega dos serviços de CDN ao bloqueio de acessos maliciosos que possam gerar riscos.

A MK3Digital  é uma agência de publicidade que abrange todas as necessidades digitais da atualidade, com profissionais de alta qualidade, antenados com as novidades do mundo digital, para oferecer aos nossos clientes o que há de mais moderno e eficiente e dar a relevância que a sua marca merece.

Somos uma agência para um novo tempo, com uma visão inovadora, que gera e cria novos caminhos no mundo digital.

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