Estar na primeira página em um buscador da internet nos dias de hoje é uma necessidade, sendo uma empresa ou profissional liberal, é sinal de que você está sendo visto e conhecido no mundo virtual.
Se o seu site não está aparecendo na primeira página do Google, este recado é para você entender o porquê e, buscar a solução para mudar esta realidade!
Só para se ter uma ideia da importância da indexação do seu site no Google e acelerar o processo, 75% das pessoas que utilizam os buscadores para suas pesquisas, não vão além da primeira página.
O fato de não prosseguirem a sua busca nas páginas seguintes pode ser por impaciência ou por que encontraram o que precisavam de imediato, o que fica evidenciado que as primeiras colocações oferecem os melhores resultados.
Embora possa parecer difícil e distante conseguir este destaque nos buscadores, a boa notícia é que isto pode ser alcançado com bons profissionais de mídias digitais, especializados em ranqueamento de sites ou blogs.
POSICIONAMENTO ORGÂNICO
A melhor forma de aumentar os acessos de uma página é sem dúvida, estar nas primeiras colocações dos buscadores e o tráfego orgânico é o melhor caminho, afinal 93% das pesquisas online começam com uma ferramenta de busca.
E quando falamos em buscadores, temos o Google como referência principal, por ser o mais conhecido e não é para menos, ele recebe mais de 1 trilhão de buscas todo o mês!
O posicionamento orgânico é o caminho de acesso para que o seu site ou blog, seja colocado nas primeiras páginas dos buscadores e vamos entender porquê.
Os algoritmos do Google, baseiam-se na experiência e necessidade de cada usuário, ou seja, o seu conteúdo precisa atender a demanda, sanar as dúvidas e necessidades do visitante do site.
Porém antes de agradar o Google, você precisa agradar o seu usuário e para isto, conhecer o seu público alvo é fundamental, pois disso depende todo o processo posterior, com a produção de conteúdos completos, bem elaborados e com aplicação das práticas em SEO, que satisfaçam os questionamentos de seus leads.
Mas existem outros fatores importantes, que não devem ser desprezados, como a criação de um blog institucional, uma programação de códigos bem estruturada e um layout amigável e responsivo.
Algumas ações para gerar tráfego e conquistar posicionamento estão diretamente ligadas ao marketing digital, vamos conhecer melhor!
MARKETING DIGITAL
Nos dias atuais estar nos buscadores bem posicionado é crucial para qualquer empresa, independente do seu porte ou negócio, diferentemente de um passado recente, as decisões de compra estão no mundo virtual e, a necessidade de interação com o seu público alvo é essencial.
O marketing digital é uma das ferramentas utilizadas por empresas ou pessoas, com o objetivo de atrair novos negócios, criar relacionamentos e desenvolver ou criar a identidade de uma marca.
Em outras palavras, o marketing digital utiliza-se dos meios digitais (blogs, sites, anúncios) , para oferecer soluções aos problemas e despertar desejos de seu público alvo ou potenciais clientes.
Para que isto ocorra de forma eficaz é preciso conhecer as “personas” para quem os conteúdos são destinados e, as palavras-chave e métricas específicas para o ranqueamento, com o intuito de atingir o objetivo – a conversão da venda.
Mas para que a estratégia do marketing digital obtenha o sucesso desejado, precisa ser encontrado nos mecanismos de busca, correto?
Aí entra a ferramenta do Google, criada para gerenciar esse trabalho, que necessita de conhecimento e treinamento oferecido pelo próprio Google, para obter resultados expressivos na ferramenta de anúncios, o Google ADS.
GOOGLE ADS
O Google Ads é a plataforma de publicidade do Google, a maior e mais conhecida mundialmente, também chamada de Google Adwords.
Através desta plataforma é possível divulgar produtos e serviços na internet, de forma rápida e eficiente, pagando apenas quando as pessoas clicarem para visitar o seu site.
Estar nas primeiras páginas do Google Ads é o mesmo que estar presente no mundo, isto em função do alcance desta plataforma e, que se torna uma grande vantagem para qualquer anunciante, pois o seu anúncio será exibido no momento certo, para as pessoas que estão procurando aquilo que você está oferecendo.
Além de ser o maior mecanismo de buscas do mundo, com a célebre frase – procura no Google – ele também é utilizado para tirar dúvidas e encontrar informações relevantes sobre locais, produtos e serviços, sendo um importante canal para marcar “presença”.
Uma outra vantagem é que através dos links patrocinados, os seus clientes poderão ter acesso a sua publicidade ao assistirem vídeos no Youtube ou em sites parceiros da plataforma como portais de notícias, ferramentas do próprio Google como o G-Mails, e em qualquer dispositivo.
Não há dúvida que estar no Google Ads nas primeiras posições as chances de aumentar a suas vendas e se tornar conhecido nas mídias digitais, pode fazer uma grande diferença para o sucesso de sua empresa.
Mas para obter um melhor resultado através da plataforma, é preciso em paralelo aos anúncios patrocinados, investir em SEO, visando reduzir os custos com os anúncios pagos.
RANQUEAMENTO DO GOOGLE
Para buscar o ranqueamento nas primeiras páginas do Google é preciso conhecer como é o seu funcionamento e, este é um dos desafios do SEO.
O Google funciona através de algoritmo que é um conjunto de operações que define como os resultados das buscas serão apresentados aos usuários.
E isto não é uma tarefa muito fácil, pois os algoritmos estão se tornando cada vez mais complexos justamente para bloquear as más práticas e valorizar os sites que entregam os melhores resultados.
Os passos para atingir os algoritmos que permite o enquadramento nas primeiras páginas do Google, passam por várias etapas, começando com o rastreamento onde são indexadas as URLs nos bancos de dados do buscador, também conhecido como Índice de Pesquisa.
O próximo passo fica por conta das palavras-chave mais importantes inseridas no texto, que são indexadas e quando o usuário faz uma pesquisa, o termo da busca representa a entrada para todas as páginas que contenham o termo pesquisado, ou a palavra-chave.
O último passo fica por conta do rankeamento, quando o algoritmo do Google classifica os sites com base numa série de algoritmos e qualidade do site.
Os algoritmos fazem a correspondência entre o termo da busca e o conteúdo das páginas indexadas, procurando as palavras-chave e quando ocorre a correspondência é sinal de que a página é relevante para aquela consulta.
Embora os buscadores sejam especialistas em responder dúvidas e trazer soluções para os usuários, trazendo os melhores resultados para estas questões, é importante que no conteúdo que a página entrega tenha o máximo de informações, e também haja qualidade na experiência de navegação.
Isso tudo é alcançado realizando uma otimização no site, vamos verificar!
OTIMIZAÇÃO DE SITE
O objetivo da otimização de site é conseguir um melhor posicionamento de um site ou blog, nos resultados dos buscadores da internet, alcançando as primeiras colocações que vão destacar a sua empresa para os usuários e fortalecer a sua marca.
Em outras palavras, o melhor meio para realizar este resultado é gerando um maior tráfego orgânico, que vai dar credibilidade e confiabilidade à marca, sem depender tanto dos links patrocinados.
Alguns fatores são importantes para este posicionamento nos mecanismos de buscas, como a qualidade do conteúdo, o tamanho, o título, utilização das palavras-chave corretas, backlinks, entre outros.
Este é um trabalho que exige muita paciência, pois os resultados são a médio e longo prazo e cabe ao SEO executar as melhores práticas e ferramentas disponíveis para aprimorar o desempenho e alcançar autoridade e posicionamento nos mecanismos de buscas.
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