As ações de SEO que podem ser aplicadas a um site profissional são inúmeras e importantíssimas, por serem elas que dão visibilidade ao seu website e o colocam nas primeiras posições orgânicas de busca do Google.
São as estratégias de SEO que permitem que o seu website alcance os resultados desejados e ganhe autoridade no mercado, aumentando o número de leads e claro, as conversões!
A cada novo segundo, milhares de buscas são efetuadas nos mecanismos de pesquisa, principalmente no Google, o mais famoso mecanismo de busca da atualidade.
Estas buscas efetuadas pelos usuários visam sanar suas dúvidas diárias, as mais diversas possíveis, desde a procura do hotel mais bem avaliado para uma viagem até as consultas mais excêntricas e os assuntos mais inimagináveis.
AS AÇÕES DE SEO
Para quem não conhece as ações de SEO, vamos primeiro dar a sua definição: SEO é um conjunto de estratégias de otimização de sites, blogs e páginas da web, visando melhorar o posicionamento nos resultados orgânicos dos buscadores.
As estratégias de SEO é deixar o website da empresa, mais adequado e preparado para os buscadores, desde as ações de programação até as ações de conteúdo para maior relevância e autoridade do website em relação aos concorrentes.
Este processo envolve inúmeras ferramentas de análise de performance, estrutura, de adequações do website, dos conteúdos, imagens, urls, até de experiência de navegação do usuário.
Em cada pesquisa, o Google organiza os conteúdos em um ranking que oferece as melhores respostas nas primeiras posições e os usuários se orientam por este ranking, confiando nos dados que o buscador apresenta:
- Os três primeiros links orgânicos recebem cerca de 30% dos cliques;
- Apenas 0,78% dos usuários clicam em algum link na segunda página;
Cada uma dessas pesquisas, representam uma oportunidade para a sua marca oferecer as melhores respostas para o que os usuários estão buscando.
Estar nas primeiras posições do Google, significa, em outras palavras, ganhar maior visibilidade e cliques, aumentar o tráfego orgânico e, claro, maiores resultados de vendas online.
E para isto é preciso provar que você é a melhor opção para estar nas primeiras posições da SERP (Search Engine Results Page).
Esta é uma das importantes funções do SEO, uma estratégia para mecanismos de busca, que engloba não só ter um bom conteúdo, mas uma boa usabilidade, para conquistar autoridade no mercado e oferecer ao usuário uma ótima experiência.
RANQUEAMENTO DE SEU SITE
Melhorar o ranqueamento de seu site é uma das funções do SEO, por meio de um conjunto de técnicas visando otimização de seu site.
Essas técnicas podem influenciar os algoritmos utilizados pelos buscadores, que acabam por definir a posição da página conforme a palavra-chave selecionada no momento em que a busca for realizada.
A otimização nos mecanismos de busca é uma estratégia de Inbound Marketing, onde você entrega aos usuários uma resposta adequada, no formato que ele deseja e considera ideal.
Existem duas maneiras para conseguir o ranqueamento de seu site, colocando-o nas primeiras páginas dos mecanismos de busca: por meio de links patrocinados, ou seja, publicidade paga, ou por resultados orgânicos, que não são pagos e ganham visibilidade naturalmente.
A IMPORTÂNCIA DA PALAVRA-CHAVE
O próprio termo “palavra-chave” já indica o seu grau de importância, quando encaixadas com perfeição, elas abrem as portas do seu conteúdo para o mundo da internet. Isto faz uma grande diferença para o seu negócio, equivale dizer que, você foi encontrado, lido, compartilhado e curtido, atingindo o seu público alvo ou além dele.
São as palavras-chave que movimentam o Marketing de Conteúdo, cujo principal objetivo é aumentar os leads e os clientes e consequentemente, as suas vendas.
Esta estratégia faz parte dos resultados orgânicos, que demandam um pouco mais de trabalho, para enfrentar uma competição acirrada em sua área de atuação, por esta razão saber utilizar as palavras-chave, pode trazer o destaque que precisa para o seu negócio.
Há três situações onde os usuários utilizam-se de palavras-chave para suprir suas necessidades, em cada uma delas, existem variações que define em qual momento o usuário encontra-se, o que definimos como o funil de conversão:
- Início do funil: o usuário inicia a sua jornada pesquisando sobre itens em determinado universo que está inserido, buscando o produto ou serviço de que necessita;
- Meio do funil: o usuário já encontrou o produto/serviço e a pesquisa está em identificar entre as várias marcas, quais os benefícios oferecidos, para escolher a melhor opção, que atenda suas necessidades;
- Fundo do funil: o usuário encontrou o produto/serviço que atende aos seus requisitos e quer a segurança para a tomada de decisão ao escolher determinada empresa para fechar a compra.
O conteúdo que alcança suas primeiras colocações nos mecanismos de busca, por resultados orgânicos, possuem maior credibilidade e confiabilidade, pois sua audiência é genuína, abalizada pelos usuários que leram, compartilharam e curtiram o seu site.
É semelhante à publicidade boca a boca, é infalível, você tem a segurança de quem conhece a empresa e a indica, responsavelmente, ao atestar a qualidade dos produtos e uma boa experiência no atendimento.
Aqui, podemos encontrar outra técnica de SEO, a qual é a utilização de link building, que nada mais é que, links externos que dão acesso a outros sites, no decorrer da leitura que tratam de assuntos semelhantes, que reforçam e dão credibilidade ao conteúdo.
Nos links patrocinados, os resultados são mais rápidos, porém isso por si só não basta, é preciso que a empresa tenha um comprometimento com o seu público alvo, entregando produtos e atendimento de qualidade, auferindo uma boa experiência para os usuários.
AS TÉCNICAS DE SEO PARA O SEU SITE
Neste tópico, demos ênfase a algumas estratégias de SEO, que estão muito longe de mensurar todas as métricas utilizadas para o seu site ganhar notoriedade em seu mercado de atuação.
Há todo um trabalho de pesquisa, análise do website, visando melhorar sua performance e, também oferecer o maior conteúdo possível nos blogs para os usuários, pois os mesmos podem encontrar informações sobre os produtos ou serviços de uma empresa por meio desta ação, tornando-se potenciais clientes da empresa: trata-se de um conjunto de ações que envolve vários profissionais especializados.
As ações de melhorias no website seguem uma sequência cronológica para o mesmo começar a conquistar posicionamento e notoriedade nos buscadores.
Seguimos os seguintes passos no serviço de SEO:
1º — Qualidade do website (Diagnóstico e Ações)
- WebSite com nota mínima B nas ferramentas de análise;
- Revisão de programação; (livre de erros);
- Todos os direcionamentos e ações no website em pleno funcionamento;
- Segurança da página e adição de certificado de segurança SSL; (Se necessário);
- Instalação da ferramenta CloudFlare; (Casos de baixa eficiência de Servidor);
- Adaptação aos dispositivos móveis;
- Melhoria do tempo de carregamento.
O segundo passo é trabalhar os conteúdos e imagens do website:
2º — Estruturação para SEO (Aplicação de Melhorias)
- Organização do mapa do website para o buscador;
- Aplicação de Tags e Meta Descriptions;
- Ajuste de URLs e suas descrição; (URL amigável);
- Organização do esquema de navegação; (H1/H2/ H3);
- Organização e inserção de conteúdo conforme regras de SEO;
- Transformação de POP UPs em páginas com URL;
- Otimização e identificação de imagens; (Otimização + Aplicação de Alt tags);
- Verificação e inserção de backlinks aos conteúdos de Blog/Notícias;
- Revisão de conteúdo das páginas;
- Otimização de conteúdos em (News e Blog).
Já o terceiro passo é monitorar as ações e adequá-las conforme os relatórios das ferramentas de análise:
3º — Acompanhamento da Experiência do Usuário (Analytics)
- Análise de visitas orgânicas;
- Tráfego de origem do website;
- Principais palavras-chave para busca;
- Sessões de visita do Lead;
- Tempo de Permanência por página;
- Índice de rejeição por página.
O conjunto de ações promove a médio e longo prazo o melhor ranqueamento nos buscadores, gerando maior volume de tráfego para o website da empresa.
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